Congressos .

1º Congresso em Saúde da UDV

Em 1991, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou o 1º Congresso em Saúde, na grande São Paulo, com o tema “O uso religioso do chá Hoasca e suas múltiplas repercussões –sociais, religiosas e psicossomáticas – nos indivíduos”.

Participaram deste Congresso aproximadamente 120 pessoas.

Estiveram presentes diversos cientistas, entre eles Clodomir Monteiro (Universidade Federal do Acre), Luís Eduardo Luna (Escola Superior de Economia Sueca de Helsinque, Finlândia) e Dennis McKenna (Universidade de Minneapolis, EUA).

Neste Congresso a UDV lançou a proposta de estudo biomédico que deu origem ao Projeto Hoasca



2º Congresso em Saúde da UDV

Realizado em 1993, o 2º Congresso em Saúde, em Campinas-SP, teve como tema “A União do Vegetal e o Desenvolvimento Integral do Ser Humano”. Neste Congresso, com a participação de aproximadamente 400 pessoas, foram apresentados os resultados preliminares do projeto Farmacologia Humana da Hoasca, também conhecido como Projeto Hoasca.



3º Congresso em Saúde da UDV e 1a Conferência Internacional de Estudos da Hoasca

Simultaneamente à realização do 3º Congresso em Saúde da UDV, realizou-se a I Conferência Internacional de Estudos da Hoasca, em 1995, no Rio de Janeiro-RJ, quando foram apresentados os resultados finais do Projeto Hoasca.



2º Congresso Internacional da Hoasca

Em 2008, realizou-se o II Congresso Internacional da Hoasca, em Brasília, reunindo aproximadamente 1200 pessoas. Esse Congresso foi organizado a partir de três grandes áreas do conhecimento: saúde, sociedade e plantio e meio-ambiente. As apresentações na área de Saúde relembraram o Projeto Hoasca e o Projeto Hoasca na Adolescência e sinalizaram para a necessidade de futuras pesquisas. Na área Sociedade foram apresentadas textos histórico e jurídico-constitucionais a respeito da luta pela institucionalização do Vegetal no Brasil e exterior. Na área de Plantio e Meio Ambiente de estudos de formas ecológicas e sustentáveis de plantio, começou-se a divulgar de forma mais intensa resultados preliminares e a necessidade de refinar pesquisas a respeito da fitoquímica do cipó Mariri e da árvore Chacrona.