O que é UDV-CIÊNCIA ?

UDV-CIÊNCIA é a coordenação responsável pelo assessoramento acadêmico-científico do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV). A UDV-CIÊNCIA desenvolve o acompanhamento das pesquisas que são realizadas a respeito do Chá Hoasca, como é denominada a Ayahuasca na União do Vegetal, constituindo-se no interlocutor da UDV para o diálogo com a comunidade acadêmico-científica. Esta coordenação objetiva apoiar pesquisadores do Centro e também de instituições científicas, incentivando e propondo pesquisas de interesse da UDV, além de contribuir para a divulgação desses estudos e a realizações de eventos com esta finalidade. A UDV-CIÊNCIA pode ser contactada por pesquisadores interessados em desenvolver estudos a respeito da Hoasca (Ayahuasca) ou do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Gallery
Gallery
Gallery
Gallery

Missão.

Incentivar o desenvolvimento acadêmico-científico na produção de informações qualificadas a respeito do uso religioso da Hoasca e sua interação com o ser humano em sua plenitude, promovendo também a ampliação do conhecimento a respeito do cipó Mariri (Banisteriopsis caapi) e da árvore Chacrona (Psychotria viridis), seus cultivos em sistemas agroflorestais e suas utilizações de forma sustentável.

Valores & Ética.


A UDV-CIÊNCIA é pautada pelo princípio do respeito ao trabalho dos pesquisadores e suas metodologias de pesquisa para que os resultados obtidos estejam em conformidade com os padrões técnico-científicos. Ao mesmo tempo, espera-se uma reciprocidade por parte da comunidade acadêmico-científica no que diz respeito a não divulgação de ensinos da União do Vegetal, cuja transmissão é feita de forma oral, dentro dos rituais religiosos.


Áreas de Interesse.

A UDV-CIÊNCIA está estruturada em três áreas de pesquisa: Saúde, Sociedade, Plantio e Meio Ambiente

Estas áreas congregam os temas de interesse da União do Vegetal, assim como, outras pesquisas propostas livremente pelos pesquisadores. Entre os temas de interesse, destacamos:


1) Hoasca e Gestação

  • Estudo retrospectivo do uso de Hoasca por gestantes na UDV;
  • Gestação, parto e saúde dos recém nascidos em comparação à população geral;
  • Dosagem de Hoasca e efetividade da contratilidade uterina;

2) Hoasca, o Sistema Nervoso e o Cérebro Humano

  • Mapeamento cerebral do uso da Hoasca;
  • Efeitos antidepressivos da Hoasca;
  • Hoasca e a produção/conservação de neurotransmissores;
  • Funções neurocognitivas, traços de personalidade, saúde mental e qualidade de vida;
  • Farmacologia humana da Hoasca;
  • Múltiplas interações entre os componentes do Mariri e da Chacrona com o corpo humano.

Histórico.

A UDV-CIÊNCIA resulta de um amadurecimento institucional do Centro que desde a década de 1970 tem se predisposto e incentivado pesquisas com o objetivo de desenvolver um melhor conhecimento científico do Vegetal, do Mariri e da Chacrona, da interação com a  saúde humana e da vida social da comunidade hoasqueira.

Nesse sentido, a UDV-CIÊNCIA nasce com um acúmulo de experiências e informações do antigo Centro de Estudos Médicos (CEM), criado em 1986, que posteriormente deu origem ao Departamento Médico-Científico, em 1997, bem como nasce a partir das experiências adquiridas pela Comissão Científica do Centro, que desde 2004 tem dialogado com pesquisadores das áreas de Humanas.

A UDV-CIÊNCIA é composta por um coordenador-Geral e três sub-coordenadores, responsáveis por cada uma das áreas: Saúde, Sociedade e Plantio e Meio Ambiente, além de um extenso grupo de pesquisadores doutores que atuam como orientadores e pareceristas nas mais diversas áreas do conhecimento.