Professores, pesquisadores, estudantes de doutorado, mestrado, graduação podem submeter suas propostas de pesquisa à UDV-CIÊNCIA. Para tanto é necessário realizar um cadastro e após isso enviar o projeto de pesquisa pelo nosso sistema de submissão ou pelo e-mail: udvciencia@udv.org.br.

Além disso,  aqueles que tiveram pesquisas apoiadas e aprovadas pela UDV-CIÊNCIA poderão também encaminhar artigos ou outro material bibliográfico para apreciação e aprovação desta Comissão. Da mesma forma também será preciso fazer um cadastro e após isso enviar o artigo (ou material bibliográfico)

Aos pesquisadores que desenvolvem seus estudos científicos a respeito do plantio e meio ambiente do “Mariri” (Banisteriopsis caapi) e da “Chacrona” (Psychotria viridis), plantas sagradas utilizadas no preparo do “Chá Hoasca”, que necessitem obter apoio logístico e/ou financeiro do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV), por meio da Vice-diretoria de Pesquisas Científicas do Departamento de Plantio e Meio Ambiente (VDPC-DPMA), a proposta de pesquisa deve estar orientada pelo Guia de Projetos.

O Guia estabelece princípios e diretrizes que embasam, direcionam e organizam as atividades de pesquisa científica relacionadas ao plantio e cultivo de Mariri e Chacrona e ao Chá Hoasca, realizadas no âmbito da UDV. Também serve de base para a seleção das propostas e é referência para o estabelecimento de convênios e acordos de cooperação técnica com instituições e centros de pesquisa.

Processo de Avaliação

Os projetos de pesquisa e/ou artigos serão avaliados por dois profissionais de titulação igual ou superior ao proponente da pesquisa, que avaliarão o projeto e/ou artigo considerando aspectos relacionados a consistência acadêmico-científica, viabilidade e interesses institucionais do CEBUDV em apoia o projeto de pesquisa em tela.

No processo avaliativo o projeto e/ou artigo poderão ser  (i) aprovado sem ressalvas; (ii) aprovado com ressalvas ou (iii) rejeitado.

O Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa deverá conter os seguintes itens (podendo ser excetuados alguns itens, de acordo com a área do conhecimento do projeto):

  1. Título;
  2. Nome, orientador (se houver), curso, instituição
  3. Apresentação/introdução (Além dos aspectos costumeiros da apresentação/introdução, deverá estar colocado expressamente o tipo de apoio que se espera da UDV-CIÊNCIA);
  4. Revisão da literatura/estado da arte das pesquisas
  5. Definição do objeto de pesquisa
  6. Justificativa
  7. Problema-questão de pesquisa
  8. Hipótese
  9. Procedimento de pesquisa
  10. Cronograma
  11. Bibliografia

A proposta deverá ter no máximo 20 (vinte)  páginas, times new roman, 12, espaçamento entre linhas de 1,5.

Artigo Científico-Acadêmico ou outro material bibliográfico

Os artigos ou outro material bibliográfico deverão ser submetidos à apreciação da UDV-CIÊNCIA simultaneamente ao envio do mesmo para alguma revista acadêmica ou livro. O mesmo deverá se adequar às normas de publicação da revista.
Solicita-se que seja informado o nome da revista, juntamente com o URL.

Também solicita-se informar se o artigo ou material bibliográfico a ser apreciado é produto de alguma pesquisa de mestrado, doutorado, pós-doutorado etc

Quando devo submeter a proposta à avaliação da UDV-Ciência?

Sabendo que trabalhamos com uma equipe de voluntários, solicitamos que os pesquisadores apresentem suas propostas quando tiverem alguma certeza que de fato desenvolverão a pesquisa, para que o nosso corpo de pareceristas não desprenda desnecessariamente seu tempo de trabalho.
Assim, por exemplo, no caso de projetos de mestrado e doutorado recomendamos que o projeto seja apresentado depois do ingresso do estudante nos respectivos programas de pós-graduação, se possível poucos meses antes da qualificação. No caso de projetos em nível de graduação (monografias e iniciação científica), depois de um consistente levantamento do estado da arte do assunto a ser pesquisado.

No caso de artigos e/ou outro material bibliográfico, solicitamos que seja encaminhado para a UDV-CIÊNCIA ao mesmo tempo em que seja encaminhado para a revista e/ou livro.

Tempo médio de avaliação

Como a UDV-CIÊNCIA conta somente com uma equipe de colaboradores voluntários, envidaremos esforços para concluir todo processo de avaliação da projeto de pesquisa em  no máximo 2 (dois) meses.

Divulgação científica

Solicitamos àqueles que tiveram teses, dissertações, capítulos de livro, livros, artigos publicados e que receberam apoio da UDV-CIÊNCIA, que os enviem para que sejam divulgados no site.