JoazeBlog1 Comentário

Durante o Encontro que celebra os 30 anos do Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA), do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), que acontece de 26 a 28 de maio de 2023, em Fortaleza (CE), será lançado o Guia de Projetos de Pesquisa. Entre os objetivos, o material estabelece prioridades para estudos científicos relacionados ao plantio do “Mariri” (Banisteriopsis caapi) e da “Chacrona” (Psychotria viridis) utilizados no preparo do “Chá Hoasca” e normas para a submissão de projetos por pesquisadores.

Além disso, de acordo com o biólogo Ricardo Teixeira, que é doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e vice-diretor de Pesquisas Científicas do DPMA/UDV, o Guia também tem como objetivos normatizar a apresentação e seleção de propostas que visem obter apoio logístico e/ou financeiro a pesquisas relacionadas ao plantio e ao meio ambiente no âmbito da UDV e servir de referência para o estabelecimento de convênios e acordos de cooperação técnica com instituições e centros de pesquisa.

“Este Guia estabelece os princípios e as diretrizes que embasam, direcionam e organizam as atividades de pesquisa científica relacionadas ao plantio e cultivo de Mariri e Chacrona e ao Chá Hoasca, realizadas no âmbito da UDV. Ele foi escrito por seis irmãos que compõem a equipe da vice-diretoria de Pesquisas Científicas do DPMA, todos profissionais na área acadêmica, com experiência em pesquisas científicas.”, diz Teixeira, que também é Mestre na UDV e pertencente ao Núcleo Mestre Iagora (Porto Velho-RO).

Segundo o agrônomo Bernardo Cândido, doutor em Ciência do Solo e líder da equipe que redigiu o Guia, entre as principais linhas de pesquisa em plantio e meio ambiente de interesse da UDV estão “Plantas” (botânica, fisiologia vegetal e sustentabilidade), “Chá Hoasca” (fitoquímica, controle de qualidade e farmacologia no uso religioso), “Solo” (conservação e água, estoque e ciclagem de carbono, qualidade e microbiologia), “Água” (gestão de recursos hídricos e de bacias hidrográficas nas regiões de plantio de Mariri e Chacrona) e “Ecologia” (serviços ambientais nas regiões de plantio).

“O Guia é uma referência para o pesquisador entender quais são as prioridades da UDV. No entanto, haverá flexibilidade no que diz respeito à aprovação de apoio logístico e/ou financeiro a projetos que não estejam dentro das linhas de pesquisa mencionadas no documento. Todo projeto bem elaborado e com boa equipe de suporte é bem-vindo.”, detalha Cândido, que é pesquisador da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e pertence ao Corpo do Conselho no Núcleo Sagrada União (Dallas-TX).

Entre os temas de interesse da UDV na pesquisa relacionada ao plantio e ao meio ambiente estão inclusos, ainda, estudos científicos sobre o plantio e o cultivo do Mariri e da Chacrona em Sistemas Agroflorestais, que a instituição vem implantando desde 2019, e de importantes plantas que compõem o bioma amazônico, sendo algumas delas protegidas por lei e em risco de extinção, como a “Castanheira” (Bertholletia excelsa), entre outros.

“A UDV credita relevância às pesquisas realizadas com algumas espécies vegetais que também integram seus ensinos espirituais, como o ‘João Brandinho’ (Ottonia corcovadensis) e mais nove vegetais, o ‘Breuzinho’ (Protium heptaphyllum, P. spruceanum, P. aracouchini, P. icicariba, P. opacum, P. brasiliense), o ‘Apuí’ (Fícus insipida), a ‘Samaúma’ (Ceiba petandra), o ‘Pau d’Arco’ (popularmente conhecido como Ipê-Roxo; Tabebuia impetiginosa), a ‘Castanheira’ (Bertholletia excelsa), o ‘Mulateiro’ (Calycophyllum spruceanum), a ‘Imburana-de-cheiro’ (Amburana cearensis, A. acreana), a ‘Maçaranduba’ (Manilkara huberi, M. bidentata, M. cavalcantei) e a ‘Carapanaúba’ (Aspidosperma exelsum, A. nitidum, A. carapanauba).”, explica Cândido.

Teixeira afirma que, com esse Guia, a UDV pretende trazer mais conhecimento de suas plantas sagradas e de seu cultivo para benefício da sociedade religiosa. Para Cândido, o Guia contribui para o diálogo entre a religião e a comunidade científica: “Esperamos que a UDV, à medida que os projetos forem se desenvolvendo, firme-se cada vez mais como uma referência científica em estudos relacionados ao Chá Hoasca realizados por pesquisadores”, conclui.

O Guia já está disponível no site UDV-Ciência e pode ser acessado clicando aqui.

Vinícius Lima pertence ao Corpo Instrutivo no Núcleo São João Batista (Mairiporã-SP), 3ª Região.

1 Comentários em “Departamento de Plantio e Meio ambiente da UDV lança guia de projetos de pesquisa”

1. Muito feliz em ver e vivenciar a União da ciência e espiritualidade, este trabalho vem trazer benefícios a humanidade que ainda não se pode mensurar. Viva a União e aos homens e mulheres de boa vontade.