União do Vegetal lança o site UDV-CIÊNCIA para ampliar diálogo com pesquisadores

adminBlog2 Comentários

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal lançou hoje o site UDV-CIÊNCIA, que inaugurará um diálogo mais direto e ágil com pesquisadores de todo o mundo, pertencentes ou não à UDV. O novo espaço é resultado do acúmulo de experiências ao longo de décadas e do bom diálogo do Centro com a comunidade de pesquisadores. O site vai ao ar no primeiro dia da III Conferência Internacional da Ayahuasca**, que ocorre entre hoje e 2 de junho, na cidade de Girona, Espanha.

>> Visite o site UDV-CIÊNCIA

Com a criação do site, a UDV torna-se mais acessível à comunidade de pesquisadores e também passa a informar sobre quais são os temas de nosso interesse na área acadêmica. Os pesquisadores e o público interessado encontrarão informações históricas sobre a vocação para pesquisas científicas na UDV, as pesquisas já concluídas apoiadas por nós, uma plataforma de submissão de projetos de pesquisa e artigos, teses, dissertações, legislações e reportagens publicadas em meios de comunicação.

Existe também uma biblioteca virtual que gradativamente será aprimorada, divulgando as pesquisas mais recentes a respeito da Ayahuasca, como é chamado o Chá Hoasca pelo mundo científico (na UDV também denominado Vegetal). Além disso, o site possui um blog e uma seção multimídia que também atualizarão as pessoas a respeito do que está acontecendo em termos de pesquisas científicas e eventos no mundo da Hoasca.

Eixos de interesse

O site UDV-CIÊNCIA está organizado a partir dos seguintes eixos de interesse: Saúde, Sociedade, Plantio e Meio Ambiente. A área Saúde diz respeito à interação do Chá Hoasca e de seus componentes com o ser humano em seus aspectos físico, mental e emocional, congregando as pesquisas tipicamente da área de Medicina, Farmácia, Química, Bioquímica, Biologia, etc. O eixo Sociedade está ligado ao mundo social criado pelo uso ritual e ritualístico do Chá Hoasca, congregando as pesquisas nas áreas de Sociologia, Antropologia, Direito, etc. O eixo Plantio e Meio Ambiente envolve as pesquisas desenvolvidas com as plantas Mariri (Banisteriopsis caapi) e a Chacrona (Psychotria viridis), congregando as pesquisas do campo da Botânica, Engenharia Florestal, Agronomia, etc.

Histórico

Desde a criação do Centro de Estudos Médicos, em 1986, que depois se tornou o Departamento Médico e Científico, em 1997, passando pela criação da Comissão Científica, em 2004, que esteve sob a primorosa coordenação do Mestre Luiz Fernando Milanez (atual Mestre Assistente Central da 1ª Região da Europa e Oceania), a União do Vegetal tem sido procurada por inúmeros pesquisadores e instituições de pesquisa interessados em estabelecer cooperação conosco.

O site é resultado do apoio de muitas pessoas que já vinham sentindo a necessidade de uma plataforma pública para o diálogo com formadores de opinião, comunidades científicas e governos nacionais. Entre elas destaco o Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho (durante o período em que ocupou a Representação Geral do Centro), o atual Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, o Mestre Assistente Geral Teodoro Irigaray e o Presidente da Diretoria Geral da UDV, Mestre Tadeo Feijão.

Sem sombra de dúvidas, o site UDV-CIÊNCIA é um espaço de interação e informações com pesquisadores internos e externos à UDV, bem como com os sócios do Centro interessados em aprender mais a respeito do Vegetal sob o ponto de vista da ciência desenvolvida nas instituições de pesquisa e universidades.

Visitem o nosso site. Sejam bem-vindos!

*Joaze Bernardino-Costa é Mestre Representante do Núcleo Príncipe Teceu (Brasília-DF) e Coordenador da Comissão Científica da UDV.

**Joaze Bernardino-Costa lançou o site UDV-CIÊNCIA hoje durante a palestra “Ciência na UDV – interesse científico e acadêmico e orientações do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal”.

2 Comentários em “União do Vegetal lança o site UDV-CIÊNCIA para ampliar diálogo com pesquisadores”

  1. Que maravilha a criação deste espaço virtual de busca, pesquisa e aprendizado.
    Desejo progesso nesta luz do conhecimento dentro da UDV.
    Abraços fraternos,
    Elson Farias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *