PARTICIPE DA PESQUISA DA UDV SOBRE OS POTENCIAIS TERAPÊUTICOS DA HOASCA

JoazeSem categoriaDeixar um Comentário

A UDV convida a todos os sócios a participarem da pesquisa “Ayahuasca, Autoconsciência e Redução de Danos”, que tem como objetivos fornecer explicações sobre os benefícios terapêuticos associados aos usos religiosos do chá Hoasca, permitir o avanço científico no entendimento da espiritualidade no tratamento da dependência de álcool e drogas e na melhoria de qualidade de vida dos sócios da UDV, e contribuir com evidências científicas que possam ser utilizadas para regulamentação dos usos religiosos do chá em outros países.

Para participar, os sócios devem preencher um questionário, individual, sigiloso e online, até 15/09, com perguntas sobre aspectos das vivências pessoais relacionadas aos usos religiosos do chá em contexto religioso, na UDV. O tempo estimado para o preenchimento do questionário é de cerca de 1h10min, sendo recomendado reservar o tempo necessário e de preferência responder por meio de um computador ou tablet.

As perguntas foram desenvolvidas por pesquisadores, médicos, psicólogos, jornalistas, entre outros profissionais, todos sócios da UDV e interessados em incentivar os estudos visando demonstrar por meio de evidências científicas que o chá não causa nenhum dano ou prejuízo à saúde humana. Confirmando, assim, a palavra do Mestre Gabriel de que “o chá é comprovadamente inofensivo à saúde”.

 

Pesquisas sobre usos terapêuticos

Devido aos usos religiosos e científicos serem autorizados pelo governo brasileiro, o desenvolvimento de pesquisas com o chá coloca, de acordo com especialistas, o Brasil na linha de frente dos estudos nesse campo, que também tem avançado em diversas partes do mundo, como nos Estados Unidos e alguns países europeus.

Os potenciais terapêuticos do chá Hoasca têm sido estudados no tratamento do abuso de álcool e drogas, bem como no tratamento de distúrbios psicossociais, como a ansiedade e a depressão. Nesse sentido, a intensa experiência individual e subjetiva e os aspectos cerimoniais dos usos religiosos do chá podem fornecer explicações sobre seus efeitos terapêuticos associados à espiritualidade.

Ao fazer o uso do chá com alguma frequência, as pessoas relatam melhorias na sua qualidade de vida, nos traços de personalidade e na capacidade cognitiva, mesmo quando não apresentam nenhuma psicopatologia. Isto quer dizer que o que entendemos como a burracheira permite acessar dimensões da consciência e pode auxiliar na resolução de traumas, na redução e na descontinuação do consumo de determinadas substâncias e, assim, na reconstrução da vida.

 

Regulamentação dos usos religiosos

A compreensão dos potenciais terapêuticos do chá em contexto religioso pode fornecer informações fundamentais para a regulamentação dos usos religiosos nos países em que esses usos ainda não foram legalizados. Realizar uma pesquisa deste porte com sócios da UDV, portanto, é uma importante contribuição que engrandece a instituição, coloca-a na dianteira desse movimento científico global e pode favorecer a legalização dos usos religiosos do chá em países em que isso ainda não acontece.

Reiteramos que a colaboração dos sócios para preenchimento do formulário é necessária para o sucesso da pesquisa.

Contamos com sua participação e divulgação para outros sócios da UDV! Acesse o questionário, clicando aqui: https://bit.ly/3B9O4lV

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *